Veterinária em BH Explica Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Veterinária em BH Explica Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Veterinária em BH Explica Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Relação COVID -19 e o seu melhor amigo! Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Já é sabido que vivemos uma situação séria e delicada nos dias de hoje. Devido a diversas pessoas me procurarem para obter informações sobre a relação do novo Coronavírus e seus animais de companhia, resolvi dissertar esse texto para que todos possa ter acesso, enfim Veterinária em BH Explica Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Vamos iniciar com um pouco da parte dessa família viral, para entendermos com o que estamos lidando. A família Coronavírus (CoV) recebe essa denominação por ter a sua estrutura em forma de coroa. O envelope viral dos CoV são de natureza lipídica, por isso a melhor forma de combate é o sabão e álcool 70%! O que torna o Cov um vírus altamente mutável é a sua composição genética: são vírus RNA, e durante a sua replicação as enzimas envolvidas não conseguem corrigir erros que ocorrem no processo. O CoV foi descoberto em meados de 1960. Sabemos também que os Cov são espécie- específicos, ou seja, o coronavírus que atinge os cães, são diferentes dos que atingem os felinos, os bois, as aves, os animais silvestres e o homem.  Para a transmissão chegar ao Homem foi necessário um hospedeiro intermediário, mamífero, que teve contato direto ou com excretas do animal silvestre contaminado, nos casos já descritos, o morcego. Temos relatos anteriores de mutações do Cov: a SARS, em 2002, em que o hospedeiro intermediário foi o Civetas, que é um gato selvagem, e a MERS, em 2012, que teve o Dromedário como hospedeiro intermediário. O COVID-19, é denominado SARS-Cov-2 por ter 80% da sua composição genética igual ao SARS-Cov, o que nos ajuda para conhecimento e combate, e especula-se que seu hospedeiro intermediário seja o Pangolim

Normalmente os Cov mais comuns que afetam os humanos (alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1) provocam sintomas respiratórios leves a moderados, tendo um período de incubação de até 14 dias. A transmissão geralmente ocorre enquanto temos o aparecimento dos sintomas clínicos. Sabe-se que o novo Cov causa uma infecção respiratória grave e que a sua transmissão é por contato direto com gotículas de pessoas infectadas (saliva, espirro, tosse; por isso o distanciamento de 1 metro) ou superfícies contaminadas (em materiais diferentes o vírus permanece também por períodos diferentes). Não existe transmissão aérea.

De acordo com essas informações temos vários produtos que podem ser utilizados para limpeza de superfícies, como: água sanitária, desinfetantes, multiusos, cloro, detergente, lisoform, amônia quaternária e sabões em geral. E álcool gel e líquido em concentrações de 70 a 95%. Se for na rua, as roupas devem ser lavadas imediatamente ao chegar em casa, assim como os sapatos.

Chegando aos nossos animais de companhia. Coronavírus – Cães e Gatos Pegam?

Sabemos que o Cov que atinge o animal pertence a mesma família de vírus da SARS, MERS e COVID 19, mas seus gênero e espécie são diferentes, portanto, não é uma zoonose (o Cov que atinge os cães e gatos não atinge o homem). Existe no mercado uma vacina contra o coronavírus canino, CCov I e CCov II, que imunizam os cães contra a coronavirose canina. A vacina não tem proteção cruzada contra o COVID 19, e não pode nem deve ser usada em seres humanos. Existem reações adversas graves após a aplicação, podendo até levar à morte.

Temos que tomar cuidado ao sair com os nossos animais na rua, pois eles podem carrear o vírus para dentro da nossa casa. Sendo assim, se for sair com seu animal, higienize as patas e pêlos antes de entrar em casa, com lenço umedecido (mesmo utilizado em criança), banho a seco ou lave a patinha com sabão ou shampoo.

Com todas essas dicas conseguimos nos proteger e proteger nossos melhores amigos!!!

 

Atendimento veterinário em domicílio BHDeixe seu contato. Retornamos Rápido.

Formulário

Contatos

(31) 2515-2579

Rua João lourival dias, número 55/ apto 501, Bairro Silveira

(31) 9 9812-3900

Localização

 

 

Veterinária em BH Explica Coronavírus - Cães e Gatos Pegam?

 

Relacionados:

 

Veterinária a Domicílio em Nova Lima,  Veterinária a Domicílio no Centro de BH,  Veterinária em BH – Veterinaria em BH Belo Horizonte,  Veterinária a Domicílio no Bairro Belvedere BH,  Veterinária a Domicílio no Bairro Sion,  Veterinária a Domicílio no Bairro Savassi,  Veterinária a Domicílio no Bairro Savassi,  Veterinária a Domicílio em Betim MGVeterinária a Domicílio em ContagemVeterinária em BH Explica-Doença Giardíase,  Veterinária em BH Explica-Doença LeishmanioseVeterinária em BH Explica-Doença de Raiva,  Veterinária em BH-Traqueobronquite Infecciosa CaninaVeterinária em BH Explica-Doença LeptospiroseVeterinária em BH Explica-Doença ParvoviroseVeterinária em BH Explica-Doença CinomoseVeterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e GatosCuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e GatoVeterinário a Domicílio em BH – Vacina e vermifugação AnimalVeterinária em BH explica-Luxação de PatelaAnimal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BHVETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BHACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BHAcupuntura Veterinária BH Explica-EspondiloseAcupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral  , Fisioterapia veterinária em BHAcupuntura Veterinária em BH – Conheça a HistóriaMédica Veterinária DomicilarTécnicas de Acupuntura VeterináriaAcupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoralAcupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral ,  Telefone de veterinário em BH,  Veterinária atende em casa BH,

Share

Juliana Marini

Dra. Juliana Marini Ribeiro e Souza, natural de Belo Horizonte, Formada em Medicina veterinária pela PUC Minas em 2009, atuando na clinica veterinária desde 2010. CRMV 11130 Especialista em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Jacqeline Peker em 2013, atuando na área desde a formação. Possui ainda cursos de atualização na parte de clinica geral, anestesia e acupuntura veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *