Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos

Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos

Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos

 

A otite é uma inflamação no ouvido muito comum em cães e menos comum em gatos, por causa da anatomia e cuidados. Existem duas classificações para as otites: quanto a sua localização e quanto a sua causa primária. Quanto a localização ela pode ser externa (mais comum), média ou interna; e quanto a causa primária ela pode ser bacteriana, fúngica, causada por parasitas (Demodex ou Otodectes cynotis), alérgica (dermatites ou alergia alimentar), traumatismos, corpos estranhos (água, pêlos). Outro fator importante é a conformação anatômica do ouvido, podendo predispor a otite – as orelhas pendulosas e com muito pelo aumentam a predisposição. Altas temperaturas e umidade também são fatores predisponentes. O cuidado no banho para não cair água dentro do ouvido é fundamental.
A otite pode ainda ser aguda ou crônica. Os casos agudos são episódios breves de inflamação que se resolvem completamente com o tratamento adequado. A otite pode se tornar crônica se o tratamento não foi adequado ou se a inflamação for persistente e/ou recorrente envolvendo mais de uma causa. Nos casos crônicos devem ser diagnosticadas todas as causas possíveis para a escolha do melhor tratamento. Exames devem ser realizados também, como citologia auricular e exames de cultura e antibiograma ou antifungigrama para escolher exatamente o medicamento que resolverá o problema.
Algumas raças predisponentes:
– Cocker Spaniel
– Basset Hound
– Golden Retriever
– Dachshund
– Setter Irlandês
– Labrador
– Cavalier King Charles Spaniel
– Bloodhoun

Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos – Os tipos de otite canina:

 

• Externa: É a inflamação que comete o tecido que reveste o canal auditivo externo.
• Média: É a inflamação do ouvido médio, e vem como consequência da otite externa após a ruptura da membrana do tímpano.
• Interna: É a inflamação do ouvido interno e é a mais perigosa, pois no ouvido interno temos as estruturas que ligam o ouvido ao cérebro. Uma otite interna pode levar a distúrbios de desequilíbrio e desorientação.
• Infecciosa: É causada por bactérias e geralmente tem presença de pus. O tratamento é realizado com antibióticos de função sistêmica e com medicamento tópico, que será aplicado no conduto auditivo.
• Fungica: É causada por fungo, normalmente por Malassézia. É a otite mais comum e como sintoma temos um excesso de cera marrom escuro com cheiro adocicado. O tratamento é realizado com medicamento tópico.

• Parasitoses: Causada por carrapatos e/ou ácaros. O animal fica extremamente incomodado e não para de coçar o ouvido. O tratamento é realizado com medicamento específicos de combate a cauda primária.
Sintomas e Sinais Clínicos
O animal com otite geralmente coça muito o ouvido, balança e inclina muito a cabeça, além de sentir dor à manipulação do ouvido.
Como sinais clínicos temos a presença de grande quantidade de secreção, que pode ter mal cheiro, inchaço auricular, vermelhidão e até mesmo a presença de úlceras é um sinal clínico da otite.
Como o animal coça muito o ouvido, pode ocorrer ruptura de pequenos vasos sanguíneos levando ao Otohematoma: fica um inchaço muito grande na orelha com acúmulo de sangue. Na maioria dos casos o Otohematoma só é resolvido cirurgicamente.
Diagnóstico:
O diagnóstico da otite é realizado pelo Médico Veterinário a partir dos sinais clínicos e do exame completo do canal auricular com o otoscópio. Pode ser necessário a realização de exame da secreção auricular para definir se a otite é bacteriana, fungica ou se é sarna; e em alguns casos se faz necessária a realização de outros exames laboratoriais como cultura e antibiograma para escolher o medicamente a ser utilizado (muito comum fazer quando existem otites crônicas e redicivantes).
Tratamento:
O sucesso do tratamento depende dos produtos utilizados e da cooperação do proprietário, pois ele é peça principal no tratamento. A limpeza do conduto auditivo e os medicamentos tópicos são sempre utilizados e as ações são diárias por um tempo prolongado e com intervalo definidos. Dependendo da otite é necessário o uso de medicamentos com ação sistêmica também.
Quando ocorre a formação do Otohematoma muitas vezes a drenagem do sangue acumulado não consegue reverter o quadro, sendo necessária uma intervenção cirúrgica. A cirurgia as vezes é necessária em casos crônicos em que já ocorreu estreitamento do canal auditivo, e o animal já apresenta sinais de perda de audição, dificuldade em se alimentar e prurido crônico.
Prevenção
A limpeza do conduto auditivo semanal em raças predisponentes e em animais já com histórico de otites recorrentes. O produto de limpeza a ser utilizado deve ser específico para cães e gatos, uma vez que tem o pH balanceado para o canal auditivo do animal. Sempre que o animal for tomar banho o ouvido deve ser protegido com algodão hidrofóbico/ortopédico para que não entre água nos ouvidos. Outro ponto importante é o bebedouro do seu animal, que não deve deixar que ele molhe as orelhas ao beber água.

Deixe seu contato. Retornamos Rápido.

Formulário

Contatos

(31) 3090-3900

Rua João lourival dias, número 55/ apto 501, Bairro Silveira

(31) 9 9812-3900

Localização

[vc_gmaps link=”#E-8_JTNDaWZyYW1lJTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZ29vZ2xlLmNvbSUyRm1hcHMlMkZlbWJlZCUzRnBiJTNEJTIxMW0xOCUyMTFtMTIlMjExbTMlMjExZDM3NTEuNzE4MzQ1Nzg2MTM3JTIxMmQtNDMuOTMzOTc1MTg1MDg2MDA1JTIxM2QtMTkuODk0MTExNTg2NjIzODUlMjEybTMlMjExZjAlMjEyZjAlMjEzZjAlMjEzbTIlMjExaTEwMjQlMjEyaTc2OCUyMTRmMTMuMSUyMTNtMyUyMTFtMiUyMTFzMHhhNjlhMTJkNTE5OGM2NSUyNTNBMHhiZmY4Yzg4ZDRkNDM1M2ZhJTIxMnNSLiUyQkpvJTI1QzMlMjVBM28lMkJMb3VyaXZhbCUyQkRpYXMlMjUyQyUyQjU1JTJCLSUyQjUwMSUyQi0lMkJTaWx2ZWlyYSUyNTJDJTJCQmVsbyUyQkhvcml6b250ZSUyQi0lMkJNRyUyNTJDJTJCMzExNDAtNDUwJTIxNWUwJTIxM20yJTIxMXNwdC1CUiUyMTJzYnIlMjE0djE0ODc1MjcyMDI1OTQlMjIlMjB3aWR0aCUzRCUyMjYwMCUyMiUyMGhlaWdodCUzRCUyMjQ1MCUyMiUyMGZyYW1lYm9yZGVyJTNEJTIyMCUyMiUyMHN0eWxlJTNEJTIyYm9yZGVyJTNBMCUyMiUyMGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==”

 

 

Relacionados:

Veterinária em BH Explica-Doença GiardíaseVeterinária em BH Explica-Doença Leishmaniose, Veterinária em BH Explica-Doença de Raiva,  Veterinária em BH-Traqueobronquite Infecciosa Canina, Veterinária em BH Explica-Doença Leptospirose, Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e vermifugação Animal, Veterinária em BH explica-Luxação de Patela, Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH, VETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BH, ACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BH, Acupuntura Veterinária BH Explica-Espondilose, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral  , Fisioterapia veterinária em BH, Acupuntura Veterinária em BH – Conheça a História, Médica Veterinária Domicilar, Técnicas de Acupuntura Veterinária, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral

Share

Juliana Marini

Dra. Juliana Marini Ribeiro e Souza, natural de Belo Horizonte, Formada em Medicina veterinária pela PUC Minas em 2009, atuando na clinica veterinária desde 2010. CRMV 11130 Especialista em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Jacqeline Peker em 2013, atuando na área desde a formação. Possui ainda cursos de atualização na parte de clinica geral, anestesia e acupuntura veterinária.

Comments

  1. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  2. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  3. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  4. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  5. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  6. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

  7. […] Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *