Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH

Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH

Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH

 

A hérnia de disco (HD) é uma das patologias que mais acometem a coluna vertebral dos cães. A coluna vertebral é composta por vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacrais e caudais, e a medula espinhal (um dos órgãos mais importantes e sensíveis do corpo), que se encontra protegida por um canal ósseo presente em cada vértebra, exceto quando passa sobre os discos intervertebrais. As vértebras se unem umas às outras através dos discos intervertebrais e esses se unem pelos ligamentos. São os discos intervertebrais que permitem o movimento da coluna evitando o atrito entre as vértebras. Com o passar do tempo os discos podem se degenerar, causando a hérnia de disco, além de fatores externos como traumas. Alguns sinais clínicos devem ser observados nos animais: dor, incoordenação motora, alteração de tônus muscular, dificuldade de andar, perda de equilíbrio, andar arqueado, perda de sensibilidade, dificuldade para fazer as necessidades.

Tipos de hérnia – Veterinário a domicílio em BH

 

  • Tipo I: Ocorre degeneração discal, o núcleo pulposo do disco se torna mineralizado (entre 6 e 7 meses de vida), mas o animal ainda não apresenta sintoma clínico. Para o início dos sinais clínicos é necessário o deslocamento desse disco mineralizado comprimindo o ligamento e posteriormente a medula, gerando um quadro de dor intensa e aguda, podendo levar a paralisia de membros. O disco se desloca por movimentação espontânea, se o animal realiza algum movimento brusco (como por exemplo, nos saltos), ou por evolução de diversos traumas pequenos.
  • Tipo II: Também ocorre degeneração discal, mas essa é de forma mais lenta e progressiva, portanto o aparecimento dos sintomas também é mais lento. Afeta raças grandes como o boxer, o labrador e o pastor alemão, e surge entre os 5 e os 12 anos de idade. Como os sintomas demoram a aparecer, quando o animal é levado ao veterinário o processo já está muito avançado. O animal apresenta dificuldade de andar e dor à palpação e para realizar alguns movimentos.
  • Tipo III: Neste último caso, o material do disco intervertebral sai do canal medular, provocando uma hérnia grave e severa que, em muitos casos, acaba por provocar a morte do animal.

    Estágios de degeneração dos discos – Veterinário a domicílio em BH

Além dos diferentes tipos de hérnia, temos diferentes estágios de degeneração dos discos:

  • Grau I: Ainda não existem danos neurológicos. O animal sente dor, irritação, mas ainda tem a movimentação normal dos membros.
  • Grau II: Começa a compressão da medula e, por isso, surgem as primeiras lesões neurológicas. O animal anda com dificuldade, apresentando perda de equilíbrio e alteração de postura, e perda de propriocepção.
  • Grau III: As lesões neurológicas se tornam mais graves. O animal pode apresentar uma paresia de membros, alterando a marcha completamente.
  • Grau IV: Com a evolução das lesões neurológicas o animal apresenta paralisia de membros e começa a apresentar retenção urinária.
  • Grau V: Nesse estágio o animal além de apresentar paralisia de membros e retenção urinária, já apresenta também perda de sensibilidade e dor profunda dos membros afetados.

    Locais mais comuns de Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH

Os locais mais comuns de hérnia discal são:

  • Cervical: entre as vértebras C2 e C3
  • Torácica: entre as vértebras T11 e T12
  • Lombar: entre as vértebras L2 e L3
  • As lesões toracolombares representam 85% dos problemas de disco intervertebral em cães

O Diagnóstico da Hérnia de disco é feio através de exame clínico e exames de imagem. O raio-x somente não fecha diagnóstico de HD, ele apenas leva a suspeita. Para confirmação deve ser feito: mielografia, tomografia ou ressonância magnética. Com os outros exames de imagem além de saber a localização exata da lesão, consegue visualizar o estado de deterioração que se encontra o disco invertebral afetado, além de identificar o tipo de hérnia discal.

Apesar de ser uma patologia severa, o prognóstico na maioria dos casos é favorável. O tratamento varia de acordo com a evolução da hérnia e dos sinais clínicos apresentados pelo animal. A cirurgia é a primeira escolha em alguns casos, mas em outros é indicada somente se os tratamentos conservativos com medicação, repouso e reabilitação (acupuntura e fisioterapia) não conseguem reverter os sinais clínicos apresentados.

Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH

 

Deixe seu contato. Retornamos Rápido.

Formulário

Contatos

(31) 3090-3900

Rua João lourival dias, número 55/ apto 501, Bairro Silveira

(31) 9 9812-3900

Localização

 

Relacionados:

Veterinária em BH Explica-Doença GiardíaseVeterinária em BH Explica-Doença Leishmaniose, Veterinária em BH Explica-Doença de Raiva,  Veterinária em BH-Traqueobronquite Infecciosa Canina, Veterinária em BH Explica-Doença Leptospirose, Veterinária em BH Explica-Doença Parvovirose, Veterinária em BH Explica-Doença Cinomose, Veterinária a Domicílio em BH – OTITE em Cães e Gatos, Cuidados Iniciais Com o Seu Filhote de Cão e Gato, Veterinário a Domicílio em BH – Vacina e vermifugação Animal, Veterinária em BH explica-Luxação de Patela, Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH, VETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BH, ACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BH, Acupuntura Veterinária BH Explica-Espondilose, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral  , Fisioterapia veterinária em BH, Acupuntura Veterinária em BH – Conheça a História, Médica Veterinária Domicilar, Técnicas de Acupuntura Veterinária, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral, Acupuntura Veterinária BH Explica-displasia coxofemoral

Share

Juliana Marini

Dra. Juliana Marini Ribeiro e Souza, natural de Belo Horizonte, Formada em Medicina veterinária pela PUC Minas em 2009, atuando na clinica veterinária desde 2010. CRMV 11130 Especialista em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Jacqeline Peker em 2013, atuando na área desde a formação. Possui ainda cursos de atualização na parte de clinica geral, anestesia e acupuntura veterinária.

Comments

  1. […] em BH – Vacina e vermifugação Animal, Veterinária em BH explica-Luxação de Patela, Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH, VETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BH, ACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BH, Acupuntura Veterinária BH […]

  2. […] em BH – Vacina e vermifugação Animal, Veterinária em BH explica-Luxação de Patela, Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH, VETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BH, ACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BH, Acupuntura Veterinária BH […]

  3. […] em BH – Vacina e vermifugação Animal, Veterinária em BH explica-Luxação de Patela, Animal com Hérnia de Disco – Veterinário a domicílio em BH, VETERINÁRIA A DOMICÍLIO EM BH, ACUPUNTURA VETERINÁRIA EM BH, Acupuntura Veterinária BH […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *